terça-feira, 14 de julho de 2009

Quanto é que vale o seu dominio ?

Hoje vou falar de dominios e do peso que eles têm na internet. A valorização de um determinado domínio é constante e tem em conta vários factores importantes e já aqui falados.
O volume de tráfego, visitantes, page ranking, alexa ranking (para alguns), etc.
O site americano Moniker.com por exemplo, todos os anos coloca umas centenas ou milhares de dominios em leilão, que são vendidos por valores absolutamente loucos.
Muitos deles estão parqueados, outros tanto não são utilizados nem geram tráfego, mas o que todos têm em comum chama-se: valor comercial!

Da lista que está actualmente a ser leiloada, destaco os seguintes dominios e os valores pelos quais estão actualmente a ser licitados:

Offer.com$180,000.00
AromatherapyCandles.com$22,000.00
ReverseLoans.com$15,000.00
AroundTheWorldCruises.com$8,500.00
ChineseNoodles.com$8,000.00
KitchenLights.com$8,000.00
FurnitureDiscounts.com$7,500.00
PregnancyCenters.com$6,750.00
Bombers.com$5,750.00
VintageAirplane.com$5,750.00
Blogville.com$5,500.00
Creepshow.com$5,500.00
MufflerShops.com$5,250.00
BagelShops.com$5,000.00

Obviamente, estes domínios são 100% americanos. Pelos nomes dá para perceber isso.
No entanto, é engraçado constatar que da extensa lista que pode consultar aqui, só existem 3 domínios .net e a serem leiloados por valores bastante mais baixos.
Há quem diga que o .com e o .net têm o mesmo valor na internet, mas eu discordo. Um domínio .com terá sempre mais valor a todos os níveis, nem que seja pelo simples facto de ser o marco histórico da internet e das “dot com”. Provavelmente porque ainda ninguém inventou o boom das “dot net”.

Quanto vale o seu domínio?

Esta é provavelmente daquelas perguntas para que ninguém tem resposta.
Um domínio por si só tem pouco valor, a não ser que movimente muito tráfego, muitos visitantes, um bom page rank e muitos backlinks.
Obviamente há casos de utilizadores que conseguem vender domínios sem nenhuma destas caracteristicas por valores consideráveis. Isso acontece maioritariamente com empresas que querem registar nomes e marcas, ou alguém que viu valor num determinado domínio com o intuito de o rentabilizar com um negócio ou um website por exemplo.
Há domínios que estão na moda, porque incluem palavras sonantes ou que se ouvem com regularidade numa determinada fase. Em portugal por exemplo, desde que se instaurou a moda do TUGA, já foram comprados e vendidos centenas ou milhares de domínios “tuga-qualquer-coisa.com”. Está na moda!

No entanto, para quem não sabe, existem algumas ferramentas online, que analisam algumas caracteristicas importantes do seu domínio e neste caso do seu website, e lhe dão um valor estimativo de quanto poderá valer o seu website.
Uma dessas ferramentas muito conhecidas, é o dnScoop, um site onde basta inserir o endereço do nosso website ou blog, aguardar uns minutos pelo relatório e verificar os dados apresentados.

Por exemplo, o dnScoop analisa alguns dados importantes, como o tempo de existência do domínio, o page rank do google, o número de backlinks (sites que contêm links a apontar para o seu), o tráfego do Alexa, e depois gera um relatório com um valor estimativo para o seu site.

A principal análise a fazer neste caso, é ao número de backlinks e ao tráfego que estamos a gerar.
É importante trabalhar bem estes dois valores, para atingir um patamar bastante superior e que nos dê alguma segurança sobre aquilo que fazemos.
Há medida que o valor do seu website aumentar, o valor do retorno irá aumentar proporcionalmente.

O dnScoop origina também um widget com o valor do seu website, que poderá colocar no seu site. Aconselho-o a fazer isso só no momento em que o seu website for avaliado em mais de 30.000 dólares por exemplo.
Para visitar o dnScoop vá a http://www.dnscoop.com/

Até Já.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta o nosso blog !